Enquanto dormimos, passamos por quatro estágios do sono, denominados pela sigla REM, do inglês Rapid Eye Movement (movimento rápido dos olhos). Estes estágios são o REM e o não-REM, que é dividido em N1, N2 e N3. Conheça o significado de cada uma dessas etapas que se repetem em ciclos:
Estágio 1 do sono não-REM
Tem duração média de 1 a 5 minutos. É quando você começa a entrar na fase de transição entre a vigília e o sono leve. Os batimentos cardíacos, a respiração e os movimentos dos olhos ficam lentos, os músculos começam a relaxar e as ondas cerebrais começam a se modificar.
Estágio 2 do sono não-REM
Fase intermediária antes do sono profundo, quando a movimentação dos olhos cessa, a temperatura corporal cai, os batimentos cardíacos, a respiração e as ondas cerebrais diminuem, e os músculos relaxam mais.
Estágio 3 do sono não-REM
O sono profundo. Nesta fase os batimentos cardíacos, a respiração e os músculos relaxam de vez, e as ondas cerebrais ficam ainda mais lentas. Esta fase é importante para você acordar com disposição pela manhã, além de ajudar na criatividade, imunidade, perspicácia e na sintetização do hormônio de crescimento.
Sono REM
Ocorre em adultos somente após 90 minutos dormindo. É quando você sai do sono profundo, as ondas cerebrais aumentam, a respiração se torna mais rápida e irregular, a frequência cardíaca e a pressão arterial aumentam para níveis próximos ao de vigília, os olhos se movimentam rapidamente, mas os músculos permanecem paralisados.
Para uma boa saúde, nós precisamos ter uma quantidade suficiente de horas de sono por noite e ter as fases do sono bem equilibradas.